Caio Fernando Abreu uma biografia literária

Main Article Content

Cyro Roberto de Melo Nascimento

Resumo

No presente artigo refletimos sobre como se constrói a relação entre literatura e contexto histórico-social a partir da obra do escritor Caio Fernando Abreu. Ao analisarmos seu texto literário e as condições de sua publicação, verificamos como a escrita e a trajetória pessoal do autor estão marcadas pelas constantes transformações sociais do país. Sua biografia literária está fortemente determinada pela conjuntura política, como vemos na censura imposta a seus textos pelo regime autoritário e no seu autoexílio na Europa, que aparecerá como tema recorrente por toda a obra. Mas não só sua vida é determinada pelo contexto histórico, também a tematização literária deste nos textos de Caio influenciará a forma como sua geração se pensa diante do turbilhão social que marcou aquela época. Podemos entendê-la como um exemplo da experiência literária brasileira contemporânea, em que a Ditadura Militar e a redemocratização do país vão se revelar pontos fundamentais na composição do texto ficcional, tanto ao serem adotadas como tema, quanto nas imposições do regime autoritário aos autores para condicionarem sua escrita à censura oficial.


(Imagem G1)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
NASCIMENTO, C. R. M. Caio Fernando Abreu: uma biografia literária. Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education, v. 3, n. 1, p. 22-27, 30 jun. 2020.
Seção
Artigo
Biografia do Autor

Cyro Roberto de Melo Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Doutor em Estudos da Linguagem, área de concentração em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre pelo mesmo programa. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Piauí (2001) e Pós-Graduação em Direito Processual Civil pelas Faculdades Integradas Jacarepaguá.

Referências

ABREU, Caio Fernando. As frangas. 2 ed. São Paulo: Globo, 2002.

_____. Duas ou três coisas sobre os anos 80. In_______. Jornal do Brasil, 02 de junho de 1985. Disponível em http://caiofcaio.blogspot.com.br/2013/01/duas-ou-tres-coisas-sobre-os-anos-80.html, acessado em 12 de setembro de 2013.

_____. Estranhos estrangeiros e pela noite. São Paulo: Companhia das Letras: 1996.

_____. Inventário do irremediável. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 1995. Em http://www.4shared.com/get/27RR8wZU/Caio_Fernando_Abreu_-_Inventri.html acessado em 09/10/2011.

_____. Limite Branco. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

_____. Morangos mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

_____. Onde andará Dulce Veiga? um romance B. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

_____. O ovo apunhalado. Porto Alegre: L&PM, 2001.

_____. Os dragões não conhecem o paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

_____. Ovelhas negras. Porto Alegre: L&PM, 2002.

_____. Pedras de Calcutá. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

_____. Pequenas epifanias. Rio de Janeiro: Agir, 2006.

_____. Teatro completo. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

_____. Triângulo das águas. Porto Alegre: L&PM, 2005.

BESSA, Marcelo Secron. Os perigosos: autobiografias & AIDS. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.

MORICONI, Italo (org). Caio Fernando Abreu: Cartas. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.