Prática docente e o desenvolvimento de habilidades atitudinais na educação infantil frente às manifestações de violência urbana

Main Article Content

Josélia dos Reis Pinto dos Santos
Marlene de Araújo Carvalho

Resumo

Este artigo, fruto de uma pesquisa monográfica, aborda a violência urbana como fator negativo no processo de ensino e aprendizagem atrelado concomitantemente as atitudes desenvolvidas pela criança na Educação Infantil. Considerada uma temática contemporânea e flexível, a violência tem sido um fator originado na sociedade, adaptando-se ao momento histórico, tendo então diferentes concepções e sentidos. Nisso, a escola como parcela da sociedade insere-se no âmbito das manifestações de violência promovendo atitudes saudáveis no processo de ensino e aprendizagem, no intuito de reverter atitudes negativas ocasionadas pelo forte contraste da violência. Frente a essa problemática realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando o método observacional. Teve-se como aportes teóricos os documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), e os autores: Zabala (1998), Freire (2014), Assis (2010), Abramovay e Rua (2002). Desta forma, concluiu-se que a violência urbana no espaço escolar compromete negativamente a relação de ensino e aprendizagem, uma vez que a criança encontra-se vulnerável às manifestações ocorrentes; o professor desgasta-se física e mentalmente, além da crise de autoridade docente que propicia à Educação Infantil um espaço de confronto às manifestações de violência e a busca incessante da formação cidadã da criança. Concluiu-se também que há a necessidade de mais pesquisas sobre a temática no âmbito escolar.


(Imagem de Free-Photos por Pixabay)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
SANTOS, J. R. P.; CARVALHO, M. A. Prática docente e o desenvolvimento de habilidades atitudinais na educação infantil frente às manifestações de violência urbana. Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education, v. 1, n. 1, p. 32-39, 30 jun. 2018.
Seção
Artigo
Biografia do Autor

Josélia dos Reis Pinto dos Santos, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Marlene de Araújo Carvalho, Pontífice Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Doutora em Supervisão e Currículo (PUC-SP).

Referências

ABRAMOVAY, Mirian; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002.

AQUINO, Júlio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, v. 19, nº 47. Campinas, dezembro/1998. https://doi.org/10.1590/s0101-32621998000400002

ASSIS, Simone Gonçalves de (org.) Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. / Organizado por Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci. – Rio de Janeiro: Ministério da Educação / Editora FIOCRUZ, 2010. 270 p. https://doi.org/10.7476/9788575413302

BRASIL, Ministério da Educação e Desporto, Secretária de Educação fundamental Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 11. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.

CANDAU, Vera Maria. Escola e violência. Vera Maria Candau; Maria da Consolação Lucinda; Maria das Graças Nascimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 49. ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

NOVAIS, Elaine Lopes. É possível ter autoridade em sala de aula sem ser autoritário? Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, 2004 (15-51).

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.