Importância do uso das tecnologias na prática pedagógica do educador
Main Article Content
Resumo
O uso de tecnologias na escola é entendido como um recurso para auxiliar o professor na integração dos conteúdos curriculares e inovadores para o fortalecimento da aprendizagem. O presente artigo tem como temática “A importância do uso de tecnologias na prática pedagógica do educador” e tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias na contribuição da aprendizagem. Este artigo nos convida a refletir sobre o uso das novas tecnologias no ensino aprendizado dos educandos e ainda repensar o papel do educador frente às inúmeros desafios que lhe é colocada, utilizar de forma criativa e inovadora os recursos tecnológicos como via de desenvolvimento de potenciais e de atividades necessárias para o desenvolvimento e de aprendizagem. Para a realização deste estudo, foram feitos entrevistas com alunos e professores para conhecer as práticas tecnológicas utilizadas em sala. Foi possível identificar que as maiorias dos educadores são favoráveis à mediação do aprendizado através das novas tecnologias, mas afirmam que existem inúmeros fatores que levam os mesmos a não utilizarem. A pesquisa realizada foi à pesquisa bibliográfica com autores que abordam sobre o tema escolhido e pesquisa de campo analisando o trabalho do educador e suas práticas pedagógicas. O uso da informática na educação implica em novas formas de comunicar, de pensar, de ensinar e aprender. O trabalho é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, a fundamentação se apoia em teóricos como Moran (2009), Freire, Fávero. Esses explicam qualitativa, acolhendo-se como método a pesquisa bibliográfica.
(Imagem de fancycrave1 por Pixabay)
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
BARROSO, André Luís Ruggiero. Instrumentos de pesquisa científica qualitativa: vantagens, limitações, fidedignidade e confiabilidade. Disponível em: http://www.efdeportes.com/br. Acesso em: 24 de novembro de 2014.
FÁVERO, M. de L. Sobre a formação do educador. A formação do educador: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro, PUC/ RJ, 1981, Série Estudos.
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 20ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (organizadoras). Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Diário Oficial. Brasília: 23 dez. 1996.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio Janeiro, (s.d.)
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. 15. ed. São Paulo: Papirus, 2009.