O Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education (JOSSHE) adota o sistema de avaliação da produção científica pelos membros da comunidade científica, conhecido como duplo-cego (double blind peer review). Por meio deste sistema é garantido o anonimato tanto dos autores, que desconhecem a identidade dos avaliadores, como dos avaliadores, que não terão acesso a identidade dos autores.
O sistema de revisão por pares existe para validar o trabalho acadêmico, ajuda a melhorar a qualidade da pesquisa publicada e aumenta as possibilidades de criação de redes nas comunidades de pesquisa. Apesar das críticas, a revisão por pares ainda é o único método amplamente aceito para validação de pesquisa e continuou com sucesso, com mudanças relativamente pequenas por cerca de 350 anos.
O peer review é um sistema de avaliação da produção científica que reúne, de um lado, autores, e, de outro, editores e avaliadores, que atuam como árbitros no processo de julgamento dos originais submetidos ao periódico, selecionando os trabalhos que serão publicados.
Os possíveis resultados da avaliação são:
1) Aceito para publicação
2) Aceito para publicação após revisão
3) Rejeitado